Estudar para uma prova, inscrever-se no processo seletivo de um programa de estágio ou terminar um projeto importante. Se você é estudante, certamente já se pegou enrolando para realizar algumas dessas tarefas. Pois é. Um estudo da Universidade de Calgary, no Canadá, mostrou que 75% dos jovens universitários se consideram procrastinadores. O problema é comum e acomete até os grandes gênios — dizem que Leonardo da Vinci, por exemplo, levou quatro anos para terminar a Mona Lisa, sua obra-prima.
As causas para postergar atividades são muitas: perfeccionismo, falta de foco, medo de fracassar, mau gerenciamento do tempo e ausência de um objetivo.
Se você tem várias coisas para fazer, mas prefere ficar nas redes sociais, jogando no celular ou assistindo a uma série na Netflix, o primeiro passo é fazer uma investigação: o que será que faz você procrastinar? Quais são os gatilhos que levam você a atrasar suas obrigações?
O segundo é entender que nosso corpo busca prazer. Quando não obtém satisfação numa atividade, vamos atrás de outra. Veja, a seguir, cinco dicas para driblar esse problema e colocar a vida em ordem. Continue a leitura para saber mais!
- Defina as prioridades do dia
Uma maneira de não deixar o que deve ser feito hoje para amanhã é com uma lista de prioridades. No topo dela vão as tarefas mais complicadas e urgentes – especialistas indicam começar pelas atividades mais complexas, deixando as mais simples para o final do dia.
Antes, tenha as seguintes definições em mente: “urgente” é tudo aquilo que precisa de uma ação imediata, pois há prazo para ser cumprido ou porque a não realização pode gerar problemas. Já “importante” é algo fundamental para atingir um objetivo, mas que não possui uma data específica para realização.
Com esses dois conceitos claros, comece a listar as tarefas de urgentes para importantes. E, ao finalizar um item, risque-o da sua listagem. Olhar para o que foi concluído oferece uma sensação de prazer e é um gatilho cerebral positivo.
- Fatie grandes metas
Agora, olhe para sua lista e pense: quais funções são mais difíceis e extensas? Depois de fazer essa análise, decomponha as grandes tarefas em micro etapas. Além de enxergar o caminho a ser percorrido para realizá-las, você ainda vai driblar seu cérebro, que tende a escapar de atividades de alta complexidade ou que vão exigir muito esforço para a execução.
- Bloquei as redes sociais
Embora sejam fundamentais para a comunicação, as redes sociais são armadilhas para a produtividade, afinal, o objetivo delas é fazer com que o usuário permaneça o máximo de tempo online. Não precisa ser radical, mas modere o uso. Quer uma sugestão? Crie uma janela de algumas horas (defina quantas com base em sua rotina) em que Facebook, LinkedIn e Instagram são proibidos. Condicione o seu cérebro a este intervalo e use o período para focar nas atividades listadas. Para auxiliar nessa missão, desligue notificações dos dispositivos e invista em aplicativos que controlam o tempo de uso no celular.
- Aposte neste truque
Você sabia que beber água faz com que o cérebro pense mais rápido? Pois é. Essa foi a conclusão de uma pesquisa conduzida na Inglaterra. Como ingerir líquidos é algo que muita gente se esquece de fazer ao longo do dia, fique esperto. Beber água evita fadiga mental e melhora a concentração.
- Faça pequenas pausas
Evitar a procrastinação não significa trabalhar ou estudar initerruptamente, mas saber administrar o tempo de um jeito eficaz. Ao contrário. Parar para descansar a mente dá energia para continuar com as atividades, sobretudo as complexas. Alguns estudos sugerem pausas de cinco minutos a cada meia hora: levanta-se, caminhe, tome um ar fresco. Isso faz diferença na luta contra a enrolação.
Fonte: www.ciadeestagios.com.br