Diversos estudos já comprovaram que ficar sentado por longos períodos faz mal. Entre seus malefícios à saúde estão o aumento da pressão arterial, alto nível de açúcar no sangue, excesso de gordura corporal ao redor da cintura e níveis de colesterol pouco saudáveis — que podem levar ao desenvolvimento de síndrome metabólica.

A partir desse conhecimento, manter uma rotina de algumas atividades físicas pode ser uma boa ideia. Afinal, além de evitar problemas de saúde, a prática de alguns exercícios físicos é uma maneira de manter a forma, além de oferecer seus próprios benefícios ao bem-estar e à qualidade de vida.

Por que ficar sentado muito tempo faz mal?

Uma análise de 13 pesquisas diferentes comprovou que passar horas sentado pode causar mais problemas do que se esperava. De acordo com os resultados da análise, pessoas que ficam sentadas por mais de oito horas por dia sem atividade física correm um risco de morte semelhante ao da obesidade e do tabagismo.

O que fazer quando se fica muito tempo sentado?

Além dos exercícios físicos, existem algumas dicas que podem ajudar a reduzir os efeitos negativos de quem trabalha muito tempo sentado, como aliviar a tensão das pernas e as dores nas costas. Veja:

  • Faça uma pausa para estender as pernas a cada 30 minutos;
  • Fique de pé enquanto fala ao telefone ou assiste à televisão;
  • Caminhe com seus colegas para reuniões em vez de se sentar em uma sala de conferências;
  • Posicione sua superfície de trabalho acima de uma esteira ou invista em uma mesa alta que você consiga ficar em pé.

 

Fonte: www.ecycle.com.br

Foto: pixabay