A Escola Preparatória de Cadetes do Ar ou EPCAr, é uma instituição de ensino da Força Aérea Brasileira sediada em Barbacena, Minas Gerais. Preparando seus alunos, tem como missão moldar os jovens para ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv) da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, Estado de São Paulo, por meio do Curso Preparatório de Cadetes do Ar. Simultaneamente, proporciona aos alunos a formação no Ensino Médio.
O CPCAR compreende três anos equivalentes ao Ensino Médio do Ministério da Educação, abrangendo instruções nos campos científico e militar, ministradas sob o regime de internato. Classificada pelo MEC / IDEB ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) como a segunda melhor escola pública do Brasil, oferece anualmente 180 vagas (160 masculinas e 20 femininas) para mais de 22.000 candidatos no concurso. Disputado e concorrido, é reconhecido como uma das provas de admissão mais difíceis do país.
Os alunos que concluem com aproveitamento o CPCAr têm direito ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio e matrícula assegurada na Academia da Força Aérea, desde que estejam dentro das condições de saúde, psicológicas e de condicionamento físico requisitadas para o ingresso na AFA.
O Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar (EA CPCAr) ocorre anualmente e tem cinco fases. Inicialmente exame de escolaridade (provas de Matemática, Língua portuguesa, Língua inglesa e Redação), seguido de rigorosa Inspeção de Saúde (InspSau) com vistas à carreira aérea, Exame de Aptidão Psicológica (EAP), Teste de Aptidão do Condicionamento Físico (TACF) e, por fim, o Estágio de Adaptação Militar (EAM).
Os candidatos que atenderem média do exame de escolaridade (50% em cada prova) e ficarem dentro do número de convocados, prosseguem no exame, realizando o Inspsau e EAP. Os remanescentes realizam então o TACF, seguindo se aprovados para o EAM já na EPCAr.
O candidato aprovado dentro das vagas nos quatro primeiros exames pode matricular-se no CPCAr (Curso Preparatório de Cadetes do Ar) e se tornará aluno da EPCAr após o Estágio de Adaptação Militar. O número de vagas em seu concurso sofreu algumas variações ao longo dos anos. Anualmente abriam-se vagas tanto para o ingresso no 1° ano do ensino médio, quanto para o 3° período. Nos últimos anos, o concurso restringiu-se ao 1° ano. Em 2017, a Força Aérea abre as portas para a primeira turma de Alunos do sexo feminino, que constituirá as fileiras do Corpo de Cadetes da Aeronáutica em 2020.
As disciplinas lecionadas no Curso Preparatório de Cadetes do Ar equivalem ao Ensino Médio com acréscimo de atividades e instruções na área militar. Segue relação das matérias ministradas em ordem de Esquadrão. No caso das instruções científicas, algumas disciplinas têm bem mais horas letivas que as exigências do Ministério da Educação. Há ainda disciplinas ofertadas exclusivamente pela escola para o Ensino Médio.