Existem 13 Colégios Militares no Brasil. O Colégio Militar de Curitiba (CMC) é considerado uma das melhores estrutturas acadêmicas do seguimento. Localizado no bairro do Tarumã, o CMC foi inaugurado no ano de 1959, e conta com alojamentos, quadras poliesportivas, campos de futebol, uma piscina olímpica, enfermaria, auditórios e uma hípica. Os alunos do colégio podem desfrutar de todas essas atividades sem o pagamento de taxas extras.
Além disso, o CMC conta com uma banda de música própria. Os alunos podem aprender a tocar diversos instrumentos, como saxofone, trompete e bumbo, e tocar juntamente com a banda em apresentações dentro e fora do Colégio.
Para ingressar no CMC no 6º ano do Ensino Fundamental, candidato precisa atender aos seguintes requisitos:
– Apenas crianças naturalizadas brasileiras são aceitas;
– Deve ter concluído o 5º ano do Ensino Fundamental até a data de matrícula;
– Somente crianças que tiverem idade acima de 8 anos até o dia 31/12 e menores de 13 anos de idade poderão se candidatar a vagas;
O concurso de admissão para o 6º ano é composto de uma única fase, sendo 12 questões de matemática, 12 de português e 1 produção textual com uma duração de 4,5 horas.
Para ingressar no CMC no 1º ano do Ensino Médio, candidato precisa atender aos seguintes requisitos:
O concurso para o Ensino Médio tem fases e etapas bem semelhantes ao concurso de admissão ao 6º ano do Ensino Fundamental, a única diferença são os números de vagas. Em geral, os concursos para o EM possuem um número de vagas muito menor, girando em torno de 5 vagas por ano.
Filho(a) de Militar
Caso você seja militar das Forças Armadas (Aeronáutica, Exército e Marinha) e deseje que seu filho(a) entre no CMC, ele(a) poderá o fazer sob duas condições:
– Transferência de um Colégio Militar para outro. Ou seja, se o candidato já estudar em uma escola do SCM, basta pedir transferência para o CMC;
– Caso o militar responsável pelo candidato tenha sido transferido para a cidade de Curitiba há menos de 3 anos.
Nos dois casos citado acima, a aprovação do aluno depende da quantidade de vagas disponíveis para a série do mesmo. Todos os anos, os quartéis responsáveis divulgam o número de vagas e como os militares podem fazer para registrar a matrícula de seus filhos.