Apesar da importância do vestibular para ingressar no ensino superior, ele não é a única opção que você tem para cursar uma faculdade. Muitas instituições aceitam a nota do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, dispensando a realização do processo seletivo particular.

Também é importante entender que existe diferença entre vestibular e Enem. Afinal, no primeiro caso, as provas são realizadas especificamente pela faculdade; já no segundo, trata-se de um exame que acontece em âmbito nacional e que visa testar o conhecimento dos alunos que saem do ensino médio.

Enquanto o vestibular possibilita entrar em uma instituição específica, o Enem oferece oportunidades maiores, como concorrer a uma vaga do Prouni (Programa Universidade para Todos) e do Sisu (Sistema de Seleção Unificado), ou fazer um financiamento estudantil, como FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

Vestibular ou Enem?

Ambos são muito válidos, sendo interessante que você realize os dois para aumentar ainda mais as suas chances. Afinal, caso não consiga aprovação no vestibular, ainda tem a oportunidade de entrar na faculdade por meio de uma bolsa de estudos conquistada com o Enem. Sendo assim, esses processos seletivos se complementam.

Mas você não pode esquecer que o exame nacional também é bastante concorrido. Então, para aumentar suas chances de aprovação, é interessante estudar pelo Trilha do Enem. Ali você testa os seus conhecimentos e recebe um plano de estudos específico para suas necessidades, a fim de direcionar melhor a sua preparação.

Ficou claro o que é o vestibular e como ele funciona? O importante é que você esclareça todas as suas dúvidas e fique atento aos prazos das instituições de ensino, isso no que se refere à inscrição e às chamadas, para não perder sua chance de ingressar na faculdade. E não se esqueça de estudar e se preparar bem para o dia!

 

 

Fonte: blog.anhanguera.com