Já pensou em como é difícil entender um texto que não tem organização e uma sequência lógica de ideias? Fica quase impossível, né? Por isso, a coesão e coerência textual são tão importantes, principalmente na redação do vestibular.
Para você ter ideia, esses dois mecanismos são cobrados nas competências da redação Enem. Afinal, fazer uso correto dos elementos linguísticos, expor suas ideias com clareza e apresentar argumentos consistentes é a chave para escrever uma redação de qualidade.
Neste artigo, vamos explicar mais sobre coesão e coerência para você aprimorar sua redação. Continue lendo!
O que é coesão e coerência textual?
A coesão e coerência são mecanismos necessários para que a sua redação seja compreendida pelo leitor. Mas atenção: estamos falando de coisas diferentes. Um texto pode ser coeso e, ainda assim, incoerente.
Vamos entender melhor o que significa coesão e coerência?
Coesão diz respeito ao uso de elementos linguísticos, como conjunções, pronomes e advérbios, para ligar as partes do texto. Já a coerência trata da formação lógica do texto, garantindo-lhe sentido com uma linguagem e sequência adequadas.
Qual a diferença entre esses dois mecanismos?
A coesão se manifesta no encadeamento harmonioso entre palavras, frases e parágrafos, enquanto a coerência diz respeito ao sentido construído ao longo do texto e à interpretação que ele suscita.
Para escrever um texto coeso, você deve fazer uma boa organização e conexão entre todas as partes da sua redação, recorrendo aos conectivos. Nesse sentido, é recomendável:
- fazer uso de pronomes e expressões adverbiais para evitar repetições;
- usar conjunções que dão continuidade ao que já foi dito, como “por conseguinte”.
Para ter uma redação coerente, você precisa utilizar uma linguagem adequada ao gênero textual cobrado, além de:
- escrever de forma clara e objetiva;
- estruturar as ideias principais e secundárias do texto;
- criar uma linha de raciocínio que faça sentido para o leitor;
- usar apenas informações que tenham relação com o assunto abordado;
- relacionar as ideias e os fatos apresentados.
Por que coesão e coerência devem caminhar juntas?
Como mencionamos, o encadeamento do texto é construído pela coesão e o sentido, pela coerência. Por isso, é fundamental que esses dois mecanismos caminhem juntos.
Afinal, um texto com ideias desconectadas não vai produzir o efeito que você deseja no seu leitor. De forma semelhante, um texto que não tem organização lógica, e até se contradiz, não pode ser compreendido.
Isso significa que a coesão e coerência devem caminhar juntas para o seu leitor entender a mensagem do seu texto, qual é o seu posicionamento em relação a um determinado assunto e como você justifica suas colocações.
Essa é a única forma de convencê-lo da ideia apresentada na sua tese, caso você precise fazer um texto dissertativo-argumentativo.
Qual a importância da coesão e coerência textual?
Quando nos expressamos por meio da escrita, seja em uma redação, em uma resposta para uma avaliação ou até mesmo em uma publicação no Facebook, queremos ser compreendidos e convincentes, né?
Mas como chegar a esse objetivo com uma comunicação que não faz sentido para o leitor?
Sem coesão, o seu texto vai ser apenas um amontoado de palavras que não têm nenhuma articulação. E sem coerência, ele pode confundir mais do que explicar.
Você não quer causar esse impacto negativo na sua redação, né? Então, faça uso dos mecanismos de coesão e coerência, pois são eles que vão te ajudar a cumprir o objetivo do seu texto, não importa qual seja: convencer o leitor, apenas comunicar algo, fazer um apelo emocional etc.
Quais são os elementos de coesão?
Como explicamos, para fazer um texto coeso, você precisa utilizar alguns elementos que conectam as suas ideias. Estamos falando dos conectivos: pronomes, conjunções, advérbios etc.
Por isso, é fundamental estudar os tipos de conectivos e quando utilizá-los.
Fonte: blog.imaginie.com.br
Foto: pixabay