Não tem mistério: o seu rendimento no vestibular é diretamente proporcional ao seu rendimento nos estudos durante todo o ano. Pensando nisso, separamos 4 dicas para você melhorar sua rotina de estudos e ficar ainda mais preparado (a) para as provas que estão por vir.

 

1. Organize sua rotina de estudos de forma eficiente:

Aqui, ninguém melhor que você para saber como encaixar os estudos na sua rotina. Porém, fica a principal dica: foque nos 20% que trarão 80% dos resultados. Como assim? Por exemplo: se o vestibular que você deseja passar dá maior importância para redação (vamos supor que ela tem peso 4 e as demais disciplinas peso 1) seria prudente que você ficasse muito bom nessa disciplina, entendeu? De repente, você pode passar a ler mais jornais, atualidades, se aprofundar em conteúdos diversos e praticar bastante a escrita.

 

2. Diversifique sua rotina de estudos:

Altere o local, o tempo e os métodos de estudo para manter a mente focada e interessada. É comum perdermos o interesse depois de “cairmos” em uma certa rotina. Os estudos começam a ficar maçante e adivinha o que acontece? Por isso, use e abuse da sua criatividade para se manter motivado(a) e interessado(a). Aliás, isso também te ajuda a fixar a matéria, pois nosso cérebro associa lugares, momentos etc. com os assuntos que estamos estudando.

Que tal trocar de cômodo na sua casa? De repente, ir até a biblioteca da sua cidade, da escola, na casa de amigos, estudar em grupo. Enfim, pense em formas diferentes de sempre se manter em movimento e ao mesmo tempo estudando.

 

3. Estabeleça metas diárias, semanais, mensais e assim por diante:

Se você não sabe exatamente aonde quer chegar, fica complicado, concorda? Por isso, defina seu objetivo principal e estabeleça metas para acompanhar se você está indo na direção certa.

Aqui vão alguns exemplos:

Meta 1: Fazer 2 simulados por mês

Meta 2: Estudar 5 horas de matemática por semana

Meta 3: Ler 1 jornal por semana

Meta 4: Fazer 1 redação por semana e assim por diante

Mas lembre-se, essas metas devem ser definidas com base no resultado final que você deseja alcançar. Não vale definir metas aleatoriamente, elas precisam estar alinhadas com o seu objetivo maior que é passar em um determinado vestibular, entendeu?

 

4. Avalie constantemente o seu rendimento

Sempre se compare com você mesmo, com o seu “eu” do passado, e verifique se você está evoluindo. Algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo para entender a sua evolução:

– “Minhas notas nos simulados estão aumentando mês a mês? O que posso melhorar?”

– “As dificuldades que eu tinha na matéria “X” diminuíram? Devo tomar alguma medida em relação a isso?”

– “Estou comprometido com a minha rotina de estudos? Será que seria bom espairecer um pouco? Trocar de ambiente?”

– “Estou cuidando do meu corpo, da minha saúde e alimentação? O quanto isso pode afetar os meus rendimentos?”

Enfim, aqui a ideia é você fazer uma autoavaliação coerente e justa. Lembre-se sempre do seu objetivo final ao fazer essas perguntas.

Por fim, é importante manter atividades físicas regulares, bem como momentos de descontração com amigos e familiares. Isso é o que irá te manter no caminho certo e fará sua jornada mais leve e feliz.

 

 

Fonte: https://vestibular.fgv.br/

Imagem: https://www.freepik.com/author/wayhomestudio